por Performa IT

Aprenda a alcançar objetivos com a Metodologia de OKRs

No mundo dos negócios, estabelecer e alcançar metas é essencial para o sucesso. No entanto, muitas vezes, as empresas lutam para transformar suas visões em resultados tangíveis. É aqui que entra a metodologia de Objectives and Key Results, conhecida como OKR. 

Neste artigo, vamos explorar o que são OKRs, como surgiu essa metodologia, como grandes empresas utilizam, a importância de dominar essa metodologia para alavancar a carreira, além de fornecer dicas práticas dos nossos especialistas para você começar a implementar OKR’s em seu próprio trabalho. 

 

O que são OKRs 

A sigla “OKR” representa Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave. É um modelo de gestão ágil de desempenho com foco em resultados.   

Objetivo: O que desejo alcançar 

Resultado Chave: como posso mensurar 

A metodologia funciona como uma ferramenta de comunicação interna, integrando as equipes através da formulação de objetivos, ajudando a estabelecer metas claras e mensuráveis, garantindo o alinhamento de toda a equipe em direção a objetivos comuns da empresa. 

 

Origem da metodologia OKR 

Os OKRs foram desenvolvidos por Andy Grove, ex-CEO da Intel, durante a década de 1970. Posteriormente, a metodologia foi popularizada por grandes empresas como Google, Twitter, LinkedIn e outras empresas dentro e fora do Vale do Silício, que a adotaram como parte de sua estratégia e cultura empresarial.  

Hoje, de startups a corporações globais, muitas empresas utilizam OKRs para impulsionar o desempenho e a produtividade. 

 

Porque implementar OKRs 

OKR não é apenas uma metodologia de gestão de metas; é uma ferramenta de transformação corporativa e de mobilização em rede. 

Dentro da cultura organizacional, os OKRs são empregados para alinhar metas em todos os níveis, desde as metas corporativas até as individuais. Aqui na Performa_IT afirmamos que os OKRs ajudam a responder de maneira clara, as seguintes perguntas:  

  • O que queremos realizar como companhia? 
  • Quais são as ações que devemos tomar? 
  • Nossos times realmente utilizam totalmente seus potenciais? 

A seguir, traremos 6 dicas dos nossos especialistas para você começar a implementar OKR’s no seu trabalho ou no seu time: 

 

5 dicas práticas sobre OKRs 

1.Defina objetivos desafiadores, mas alcançáveis. 

Os OKR’s devem ser ambiciosos o suficiente para impulsionar o crescimento e a inovação, mas também realistas o bastante para serem alcançados dentro de um período determinado. 

2.É possível usar OKRs mesmo se a empresa não usa.  

Você pode começar a aplicar a metodologia no seu trabalho ou envolvendo um time. Começando aos poucos os riscos e as falhas também são mais controlados. 

3.Falhar faz parte.  

É muito difícil acertar de primeira, mas você pode começar com o que tem e aprender com os erros que surgirem. As falhas são feedbacks da vida real que nos ajudam a evoluir. 

4.O tempo é empírico.  

Cada empresa e cada time tem seu tempo de adaptação e aprendizado para alcançar a maturidade com os OKR’s, o importante é começar com o que você tem e melhorar a partir disso. 

5.Mantenha objetivos simples e mensuráveis.  

Os OKR’s devem ser claros e facilmente compreendidos por todos. Use métricas quantificáveis para medir o progresso e os resultados. 

 

A importância de saber usar OKRs 

No mercado de trabalho atual está em pleno mundo VUCA, neste contexto, a capacidade de estabelecer e alcançar metas se torna um diferencial crucial para quem deseja crescimento profissional. Além disso, a prática dessa metodologia vem acompanhada do desenvolvimento de outras habilidades:  

  • Foco e direcionamento: A capacidade de estabelecer metas claras e mensuráveis desenvolve habilidades de planejamento e estratégia. 
  • Alinhamento com a empresa: A compreensão e aplicação das OKRs permite que os profissionais alinhem suas metas individuais com os objetivos da organização.  
  • Transparência e colaboração: A transparência das OKRs incentiva a colaboração e trabalho em equipe, habilidades cada vez mais valorizadas no trabalho. 
  • Medição de resultados: A metodologia OKR permite medir o progresso e os resultados alcançados. Profissionais que conseguem estabelecer e cumprir suas metas de forma consistente demonstram capacidade de entrega e resultados tangíveis. 
  • Adaptabilidade e agilidade: A metodologia incentiva ajustes e realinhamentos rápidos conforme necessário. Promovendo agilidade, adaptabilidade e capacidade de se ajustar a mudanças. 

 

Conclusão:  

Os OKRs são poderosos para impulsionar o desempenho e a produtividade nas organizações. Com sua capacidade de alinhar equipes em torno de metas comuns, eles se tornaram uma ferramenta valiosa também para os profissionais que querem se destacar em empresas em todo o mundo. 

A metodologia ajuda a eliminar os gargalos entre estratégia e execução, mudando de uma abordagem baseada em atividades para uma abordagem baseada em resultados. 

Ao aprender e aplicar a metodologia OKR, você estará adquirindo habilidades essenciais para o sucesso.  

Se você deseja aprimorar suas habilidades em OKRs, inscreva-se agora mesmo na nossa Imersão em Gestão de Metas e Objetivos e descubra como transformar seu objetivos em resultados tangíveis.  

Para se inscrever, acesse aqui o link de inscrição.

Não deixe essa chance escapar e comece a trilhar o caminho para o sucesso com a metodologia de OKR! 

Gostou? Compartilhe!

Conteúdos
relacionados

blog de agosto_pt

Cyborgismo e a Hiperprodutividade: explorando a simbiose entre humanos e IA

Blog em pt

Descobrindo o futuro: bem-vindo a era da Inteligência Artificial 

Compartilhe nas redes sociais: