Você já ouviu falar em Metodologias Ágeis, certo? Mas você sabe de onde surgiu a ideia de criá-las e como tudo começou? Nesse texto, faremos uma introdução no assunto e vamos apresentar para você o Manifesto Ágil, responsável por tanta evolução na realização de projetos.
O começo de tudo
Em 2001, 17 profissionais se reuniram para redefinir o modelo existente de elaboração de projetos e falar sobre as Metodologias ágeis, na época conhecidas como “Métodos leves”. Mesmo com práticas e teorias diferentes, eles concordaram com alguns requisitos necessários e criaram o Manifesto Ágil, que possui 4 valores e 12 princípios.
Inicialmente, essas metodologias ágeis foram criadas com base no desenvolvimento de softwares, mas cada vez mais elas vêm sendo aplicadas em outras áreas, como o RH, o marketing e muito mais!
Os valores do Manifesto Ágil
– Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas.
– Entrega funcional mais que documentação abrangente.
– Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos.
– Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Como funciona o Manifesto Ágil na prática?
Esses valores não significam que processos, documentação, negociação ou planos sejam ruins, apenas que o principal a ser valorizado é o indivíduo, as relações que o envolvem e a flexibilidade para aceitar mudanças.
De acordo com isso, o cliente vem sempre em primeiro lugar, então se ele mudar de ideia no meio do caminho ou não gostar de algo que foi produzido… tudo bem! Basta realinhar as expectativas e seguir em frente, sempre com foco em entregas de qualidade!
É exatamente por isso que os métodos ágeis são baseados em ciclos curtos e comunicação, garantindo o alinhamento constante da equipe durante todo o projeto para que o sucesso seja garantido!
E quais as vantagens de usar os Métodos Ágeis?
Independentemente do Método escolhido, a agilidade otimiza o trabalho e reduz desperdícios, dando a direção para que toda entrega seja de valor. Além disso, você pode notar vantagens como:
– Aumento da independência e produtividade da equipe.
– Melhora na comunicação de todos envolvidos e do relacionamento com o cliente.
– Definição mais clara dos objetivos, aumentando a assertividade.
– O foco em pessoas aumenta a satisfação do cliente.
Deu para entender quais são os valores do Manifesto Ágil e por que vale a pena conhecer essas metodologias? Na semana que vem, falaremos sobre os princípios do Manifesto e vamos explicar sobre o assunto!
Enquanto espera, aproveite para mandar tirar suas dúvidas. Vamos adorar ajudar você!