ago
13
2021
por Isabela Sanchez & Cristiane Stefanini
0 comentários

Planejamento Estratégico Ágil de Tecnologia

Planejamento Estratégico Ágil de Tecnologia
por Isabela Sanchez & Cristiane Stefanini
0 comentários

O Planejamento Estratégico Ágil de Tecnologia possibilita o levantamento das características tecnológicas de uma empresa e a identificação de pontos de melhorias essenciais aliado aos interesses do negócio de forma estruturada, priorizando entregas mais ágeis através de métodos inteligentes e eficientes, gerando impactos positivos em sua finalização, focado no sucesso e crescimento da empresa.

O que é o planejamento estratégico ágil?

Em um mercado extremamente competitivo, é preciso planejar cada vez melhor, de forma rápida e eficaz, e o planejamento estratégico ágil tem sido uma das ferramentas utilizadas pelas empresas para garantir o sucesso de toda a operação empresarial e proteger negócios em meio a crises e instabilidades para atuar de maneira prática e assertiva, centrada nos seus objetivos e meta de curto e longo prazo.

Nesse planejamento são avaliadas as condições internas e externas da organização e suas evoluções esperadas, auxiliando na tomada de decisão, identificação de oportunidades e redução da distância entre a condição atual da empresa e onde ela deseja chegar em determinado espaço de tempo.

A importância do planejamento estratégico ágil

Um planejamento estratégico ágil de tecnologia precisa estar próximo de todos os departamentos da corporação, atento ao perfil dos clientes, conhecer as tendências do mercado e ser consciente das ameaças da concorrência. Precisa promover processos mais eficientes, comunicação mais transparente e fluida, simplificar rotinas, automatizar tarefas e garantir o desenvolvimento de serviços inovadores e integrados. Envolve uma mudança no modelo de trabalho e até mesmo na cultura da empresa.

Trabalhando através da metodologia ágil, a empresa tem mais facilidade para atender às demandas do mercado, reduzir incertezas com ciclos de desenvolvimentos curtos e entregas bem definidas com foco na melhoria contínua dos processos e alinhamento da equipe, tornando muito mais simples identificar erros e falhas durante sua execução, onde os profissionais envolvidos ganham mais flexibilidade e facilidade para fazer adaptações, evitando que problemas afetem o resultado final com o objetivo de aprofundar o relacionamento com parceiros e incrementar as vendas.

Vantagens competitivas

Esse poderoso instrumento de gestão traz importantes vantagens competitivas atuando através de indicadores para acompanhar resultados com visões de longo prazo e também realizando cruzamentos com os objetivos, resultados e iniciativas de curto prazo, transformando as previsões em parâmetros mensuráveis de eficiência:

  • Facilita a realização dos objetivos de negócio de forma mais transparente e eficaz.
  • Otimiza a alocação de recursos através de adaptabilidade e flexibilidade.
  • Explicita riscos e propõe meios para mitigá-los no curto prazo, reduzindo custos, falhas e retrabalhos.
  • Simplifica fluxos e amplia a transparência da comunicação através da interação de toda a equipe.
  • Direciona recursos da organização para uma gestão mais efetiva por meio de entregas mais assertivas.
  • Auxilia o negócio a acomodar novas prioridades e exigências do mercado, tornando o trabalho mais eficiente.
  • Aumento da segurança com processos e responsáveis bem definidos, melhorando a credibilidade e confiabilidade da organização.
  • Aumenta a produtividade da equipe e a priorização de projetos através do maior alinhamento entre o time.
  • Contribui para a tomada de decisões mais assertivas, baseadas em informações atualizadas e confiáveis, mediante cenários bem avaliados e detalhados.
  • Traz mais vantagem competitiva ao negócio e maior rentabilidade baseado na eficácia e rapidez na obtenção de resultados.

As fases do planejamento estratégico ágil

Coleta de dados

  • Avaliação com todas as áreas de negócios da empresa.
  • Entrevistas com a equipe envolvida e clientes.
  • Sessões de Design Thinking.
  • Planos de estratégia atuais e projetos em andamento.
  • Padrões de tecnologias utilizados na empresa.

Processamento de dados

  • Tendências de mercado de tecnologia x cenário real da empresa.
  • Consolidação de capacidades de negócios.
  • Definição de objetivos e resultado-chave (OKRs).
  • Projetos x Estratégia Fit para definir se o produto ou serviço oferecido pela empresa é compatível com as necessidades do mercado e dos clientes.

Planejamento estratégico

  • Catálogo de serviços e padrões de tecnologia.
  • Políticas e arquitetura de tecnologia.
  • Organização e Governança.
  • Cronogramas e roteiro de projetos.
  • Transição para o modelo futuro.

Os elementos-chave

Para o sucesso do planejamento estratégico ágil de tecnologia , a missão da empresa deve ser clara desde o início, destacando os pontos que pretende entregar para sustentar as mudanças e o negócio como um todo.

É realizado um diagnóstico empresarial com a análise do ambiente interno, suas dores e seus pontos fortes. Com as informações obtidas, deverão ser listadas as Prioridades, os Objetivos e Resultados Chave (OKRs), definindo planos táticos e operacional a curto, médio e longo prazos.

Dentro do planejamento estratégico ágil de tecnologia , o sucesso depende do envolvimento de todos com os papéis e responsabilidades de quem irá executar e gerir cada atividade. A clareza das metas e de seus indicadores é fundamental para mensurar o alcance dos níveis desejados, tudo dentro dos planos de alocação de recursos.

Ter um planejamento estratégico ágil permite a criação de um roadmap e uma visão de longo prazo com um cruzamento dos objetivos, resultados e iniciativas de curto prazo. Através dos objetivos sendo acompanhados e, inclusive, revistos em períodos menores, permite um comportamento ágil para se adequar às mudanças, muito mais do que apenas seguir um plano.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe! Estamos prontos para entregar a melhor solução para você e guiar seus projetos rumo ao sucesso!

Compartilhe