set
3
2021
por Isabela Sanchez & Cristiane Stefanini
0 comentários

O papel da cocriação na transformação digital

O papel da cocriação na transformação digital
por Isabela Sanchez & Cristiane Stefanini
0 comentários

O papel da cocriação na transformação digital é fundamental para que fatores externos impactem diretamente no entendimento das necessidades de um consumidor cada vez mais exigente.

Os desejos deste consumidor na atualidade são cada vez mais específicos e personalizados e entender essa demanda e utilizar a tecnologia a favor da melhoria da experiência do usuário faz parte de um processo que conhecemos como transformação digital.

E uma das principais estratégias para o sucesso dessa metodologia é entender o papel da cocriação dentro deste processo.

Com o apoio de agentes que não façam parte primordialmente da linha de produção, como fornecedores ou mesmo os clientes, é possível investir numa estratégia colaborativa de criação, trazendo melhores resultados e atendendo às demandas do mercado com maior assertividade.

Afinal, qual o papel da cocriação na transformação digital?

Durante um processo de criação, os colaboradores de uma organização precisam, em primeiro lugar, compreender o que o consumidor realmente procura. E não o que eles acham que o consumidor busca.

A cocriação na transformação digital é uma metodologia em que clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes têm participação ativa na elaboração de soluções baratas e disruptivas, ajudando na criação desses processos internos da empresa.

É preciso considerar quatro pilares de fundamental importância para que a cocriação na transformação digital funcione:

  • Transparência nas ações;
  • Compreensão dos benefícios e dos riscos;
  • Acesso a recursos e informações (por todas as partes envolvidas);
  • Diálogo entre as partes para alcançar os objetivos.

Benefícios da estratégia

Dentre os benefícios que a estratégia de cocriação na transformação digital proporciona, pode-se destacar a satisfação plena do cliente com a sua marca, o que é praticamente fundamental para organizações que desejam e buscam pelo sucesso.

É evidente que uma boa experiência do usuário passa, diretamente, pelo investimento em inovação. A cocriação na transformação digital significa inovar. Essa estratégia aproxima o cliente da marca, fornecendo um resultado mais próximo àquele desejado.

Sem dúvidas, um diferencial competitivo, destacando positivamente sua empresa no mercado com relação à concorrência.

Como aplicar a cocriação na transformação digital

O passo a passopassa, diretamente, por definir um objetivo, com processos internos eficientes, e eleger a equipe que irá colaborar com a estratégia. Pesquisas, reuniões e testes fazem parte do processo.

Por fim, é hora de colocar as mãos na massa e executar a estratégia, garantindo entregas mais próximas da realidade dos clientes: experiência do usuário é, acima de tudo, entregar o que o consumidor deseja.

Além disso, estar sempre atento às mudanças que ocorrem no mercado, a empresa precisa ser flexível e estar pronta para o que o mercado exige. O foco deve ser sempre voltado para aquilo que é realmente importante para o cliente.

Ter em mente que inovar de forma colaborativa sempre permitirá a adoção ágil de soluções e garantirá o desenvolvimento do negócio de forma sustentável.

Quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe! Vamos adorar ajudar você! 

Compartilhe