set
30
2021
por Isabela Sanchez & Cristiane Stefanini
0 comentários

Os Pilares e a Cultura da Inovação

Os Pilares e a Cultura da Inovação
por Isabela Sanchez & Cristiane Stefanini
0 comentários

Muito se escuta falar sobre a necessidade de inovar. A inovação está presente em todas as empresas de sucesso e nos seus planos estratégicos, estimulando a busca de novas ideias para gerar valor.

Mas, você sabe realmente aplicar a inovação na sua empresa? Aproveite esta leitura e aprenda um pouco mais sobre o tema.

Inovação

De acordo com Nick Baldwin, “Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias”.

Isso significa que inovar é usar a criatividade no desenvolvimento de um novo produto, serviço ou negócio de forma estratégica e que gere valor a todos os envolvidos. Faz parte da cultura de empresas que obtém sucesso e evoluem, sendo fundamental nos planejamentos estratégicos das corporações.

A importância estratégica de INOVAR

Inovação como centro da estratégia, proporciona uma rápida adaptação e aumenta as chances das empresas para superarem momentos de crise e instabilidades.

Em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado, garante a sustentabilidade de grandes corporações, orientando investimentos e definindo o foco das pesquisas e desenvolvimento a partir da realidade do mercado.

Os pilares da inovação

A inovação se baseia no Design Thinking e tendo como pilares que a sustentam, o equilíbrio entre atender às necessidades e os desejos das pessoas de uma forma viável e possível de ser praticada.

Figura do Artigo sobre Os Pilares da Inovação

É mais do que simplesmente fazer. É um processo que envolve plano de negócios, pesquisas e análises de mercado e possibilidades de investimentos, garantindo as melhores soluções.

Viabilidade: se refere ao retorno esperado de uma solução. De nada adianta ter uma ideia revolucionária se ela não é viável financeiramente. Esta análise de viabilidade permite a captação de investimentos, a definição do mercado, o estudo dos riscos e alternativas e reduz chances de erros e impactos negativos. Esse processo otimiza o uso dos recursos, melhora resultados e maximiza o retorno, proporcionando segurança e estabilidade.

Desejabilidade: o foco são as pessoas, já que elas serão beneficiadas pela inovação desenvolvida e aqui vemos que inovação não é apenas sinônimo de tecnologia de ponta, mas resulta do valor que o cliente percebe. Para isso, a pesquisa de mercado, o mapa de empatia e as entrevistas e testes com clientes são fundamentais tornando possível se colocar no lugar do cliente e realmente entender suas necessidades reais.

Praticabilidade: é falar de viabilidade técnica do projeto em curto prazo, ou seja, considerarmos se é tecnologicamente possível realizar o que está sendo proposto, analisando neste ponto se será possível atender os objetivos de desempenho esperados pela empresa.

Cultura da inovação

Mencionados a importância da inovação e os pilares que a sustentam, confira agora algumas dicas para implementar essa cultura da inovação e alavancar seus negócios.

Crie um ambiente favorável. Toda a equipe precisa saber e sentir que é livre para ter ideias e pensar em melhorias, sugerindo mudanças sem risco de ser repreendido.

Faça parcerias. A cocriação – tema que já abordamos no blog – proporciona insights poderosos e é essencial para crescer e alcançar grandes resultados.

Seja rápido e ágil. Seus processos não precisam ser longos e demorados, estimule-os e tenha uma resposta rápida aos acontecimentos.

Não tenha medo de errar. Erros acontecem. O que muda é sua maneira de agir e a velocidade que você consegue corrigi-los.

Foque na solução. Não invente problemas e descubra novas maneiras de acertar.

Por fim, é preciso entender que a cultura de inovação deve permear todo o processo, identificando, testando e entregando soluções duráveis e isto significa trabalhar com flexibilidade, adaptando soluções e ao mesmo tempo se assegurando de sua continuidade de implementação.

A cultura da inovação dentro de qualquer empresa é uma estratégia muito importante e a melhor maneira de se manter competitivo em um mercado cada vez mais complexo e com clientes cada vez mais exigentes e seletivos.

Não perca mais tempo para colocar em prática esta cultura!

É preciso facilitar processos e direcionar decisões de forma colaborativa. Procure por parceiros que tenham a inovação como base de funcionamento e aprenda a compartilhar ideias.

A Performa_IT pode auxiliar sua empresa nesta implementação! Conte com a gente!

Leia também:

O papel da cocriação na transformação digital – PerformaIT Blog

Compartilhe