abr
8
2021
por Isabela Sanchez e Raphael Calais
0 comentários

O que é Matriz CSD e como utilizá-la em seus projetos.

O que é Matriz CSD e como utilizá-la em seus projetos.
por Isabela Sanchez e Raphael Calais
0 comentários

A Matriz CSD é uma ferramenta que, à primeira vista, pode parecer muito simples ou até mesmo ineficiente, mas esconde o poder de transformar seus projetos e otimizar sua entrega.  

O que é a Matriz CSD? 

Todo início de projeto vem acompanhado de dúvidas, certo? Às vezes o briefing não está tão completo quanto é o esperado ou existam divergências entre o que deve ser priorizado, entre outras questões que atrasam o início do desenvolvimento. 

Com a CSD, você exemplifica essas Certezas, Suposições e Dúvidas de uma forma prática e visual, facilitando assim o pontapé inicial. 

Como utilizar? 

A ferramenta, que pode ser usada em trabalhos individuais ou em grupo, consiste em criar três colunas em um papel, lousa ou parede, com post its de diferentes cores, fazendo anotações de qualquer aspecto do projeto para criar um retrato visual com tudo o que a equipe precisa saber. Ferramentas como o Trello, Mural ou Microsoft Planner também podem ser utilizadas. 

Certezas 

Nesse campo você irá preencher o que você realmente sabe sobre o projeto. Contudo, tome cuidado com verdades absolutas ou pré-conceitos sem fundamento e, caso você seja o facilitador, instigue os participantes a analisarem entre o que sabem e o que acham que sabem. 

Suposições 

É aqui que entram as hipóteses formuladas e o que achamos que sabemos. Se alguma informação ia ser colocada em certezas, mas não houve confirmação, mude para esse campo e considere-a como uma suposição. 

Dúvidas 

O que você gostaria de perguntar ao cliente? Quais dúvidas ficaram sem resposta durante suas reuniões? Até que essas perguntas não tenham respostas, pois é aqui que você vai colocá-las. 

É normal que no início do projeto esse campo tenha mais anotações. Entretanto, com o tempo e as descobertas (como em entrevistas e observações), as dúvidas passam para o campo de Certezas ou são excluídas. 

Quadro branco com post-its colados por setores: certezas, suposições e dúvidas

Exemplo de Matriz CSD:

Vamos supor que o cliente que vamos desenvolver uma solução é uma empresa que está crescendo no mercado dos fast-foods (vamos chamar a empresa de Burgão). O que sabemos, deduzimos ou precisamos saber sobre cliente?

CERTEZAS 

1- O Burgão vende lanches, porções e bebidas a mais de vinte anos. 

2- Existem lojas por todo o Brasil. 

3- Vendem lanches para todos os públicos, contando vegetarianos, intolerantes à laticínios e glúten e outros.   

SUPOSIÇÕES 

1- Foi o marketing que transformou a jornada do cliente. 

2- Cidades que possuem lojas apenas em shoppings estão sofrendo com a pandemia. 

3- Lojas com drive-thru aumentaram suas vendas nos períodos de quarentena. 

4- O público-alvo maior são jovens e jovens adultos. 

DÚVIDAS 

1- Utilizar um app já pré-existente para realizar nossas vendas por delivery? (iFood, Rappi, UberEats, outros…) 

2- Desenvolver um app exclusivo trará mais clientes? 

3- Os sistemas atuais das lojas comportam a quantidade de pedidos que têm recebido? 

Com esses exemplos conseguimos ter uma base de como funciona a Matriz no início. Após discussões entre a equipe e pesquisas, algumas afirmações ou dúvidas podem passar a outra categoria, por exemplo a suposição nº 3, na qual com uma busca na internet chegamos a conclusão que se trata de uma certeza. 

Nesse ponto, é muito importante salientar que a Matriz CSD é mutável! Conforme as pesquisas são feitas, o projeto é desenvolvido e o cliente responde as dúvidas, as afirmações mudam de categoria, são excluídas ou podem ser adicionadas. 

Por que usar Matriz CSD? 

A Matriz CSD é uma forma visual de organizar tudo o que se tem sobre o projeto, todavia é fundamental para dar o pontapé inicial em projetos, ampliando os horizontes da equipe e permitindo uma gestão mais eficiente com a centralização das informações. 

A imersão em cada aspecto analisado proporciona maior segurança ao time e otimiza o desenvolvimento, esclarecendo tudo o que é necessário para que as tarefas evoluam. 

Ainda está com dúvidas? Entre em contato com nossa equipe! Estamos prontos para entregar a melhor solução para você e guiar seus projetos rumo ao sucesso!

Compartilhe