por Raphael Calais

Jira, a melhor ferramenta para equipes na metodologia ágil.

O Jira Software é um produto da Atlassian criado para que cada membro de sua equipe planeje, acompanhe e lance excelentes softwares. A ferramenta é vastamente utilizada para acompanhamento e gerenciamento de projetos, mas oferece muito mais vantagens competitivas e funcionalidades.

São mais de 65 mil empresas no mundo que já aproveitam os benefícios desse software, como equipes de serviços financeiros, varejo, software, alta tecnologia, automotivo, sem fins lucrativos, governo, ciências da vida e de outros tipos e setores a ficarem organizadas e eficientes. E algumas empresas que já fazem parte dessa lista são: VISA, Domino’s, Pfizer, Coca-Cola e muitas outras, incluindo é claro a Performa_IT.

Saiba mais sobre o que você pode fazer com o Jira.

Otimize o tempo trabalhado

Com o Jira é possível fazer controle de apontamento de horas trabalhadas, planejadas e faturadas através de aplicativos como tempo e tempo planning. Também é possível criar equipes e gerenciar as horas trabalhadas e ausências da equipe auxiliando times ágeis na auto-organização da equipe.

Demonstrar e organizar esses dados de forma ágil é fundamental para otimizar o uso tempo e demonstra onde acontecem os gargalos, facilitando sua resolução.

Organize a ordem de atendimento facilmente no Jira

O Jira também tem uma plataforma de service desk para controle de tickets de suporte.

Através desta ferramenta, o cliente pode abrir um ticket no portal e entrar na fila de suporte da equipe para atendimento. É possível criar filtros personalizados e boards para apresentação e acompanhamento da fila.

Gráfico de status no Jira, do concluído ao aguardando solicitante ou fechado.
Gráfico de status no Jira, do concluído ao aguardando solicitante ou fechado.

Tenha mais transparência em seus projetos

Falando em board, há uma área de “Painéis de controle” onde vários gadgets podem ser inseridos para que os números dos projetos possam ser visíveis para todos, proporcionando uma “Gestão à vista”.

Isso proporciona a transparência em que se baseia o Scrum!

Tenha mais praticidade no gerenciamento

No gerenciamento de projetos é possível criar projetos com o estilo Kanban ou Scrum para facilitar a rotina de trabalho e a visibilidade das entregas da equipe.

O Jira possui também diversos plugins, e um dos mais interessantes e uteis é o Power BI Connector for Jira. É possível criar filtros personalizados e visualizar em boards no BI.

Visualização do Jira no PowerBI
Visualização do Jira no PowerBI

O melhor do Jira para equipes ágeis

Muito mais do que oferecer painéis Scrum e Kanban prontos para uso, o Jira ainda oferece suporte a qualquer metodologia ágil para desenvolvimento de software.

  1. Gráficos burn-up/down.
  2. Relatório de Sprint.
  3. Backlogs do projeto.
  4. Relatórios.
  5. Fluxos de trabalho personalizáveis.
  6. E muito mais.

Na Performa_IT usamos o Jira como uma ferramenta que auxilia em nossa rotina e permite que toda equipe fique sempre em dia com as entregas, trabalhando de forma ágil e entregando resultados incríveis, que atendem as necessidades de nossos clientes e parceiros.

Quer saber mais sobre como usamos essa ferramenta versátil e de fácil manipulação que auxilia no dia a dia do desenvolvimento de software e do gerenciamento de projetos?

Entre em contato e tire suas dúvidas! Vamos adorar explicar para você

Jira | Software para acompanhamento de itens e projetos (atlassian.com)

Gostou? Compartilhe!

Conteúdos
relacionados

Compartilhe nas redes sociais: